GT 2

Desobediências e atravessamentos interdisciplinares/indisciplinados entre as
artes, a filosofia e a sociologia: resistências epistemológicas e práticas de ensino

Coordenadoras/es: Carla de Abreu (UFG), Carmelita Felício (UFG), Marcela Amaral (UFG)

Dias 11 e 12 de setembro

 

ENTRE NÔMADES, PÁRIAS E QUEERS: figurações possíveis para pensar o ativismo feminista em nossa contemporaneidade

Carmelita Brito de Freitas Felício

[Resumo] [Texto completo]

 

Tiras narrativas como estratégias de conscientização e agregação à comunidade LGBTQ no ambiente acadêmico

Erika Marinho Witeze, Rosana Maria Soares Fonseca, Rafaela Alves Andrade

[Resumo]   [Texto completo]

 

A aleturgia de Estamira: entre o cinismo e a parresía enquanto resistência à biopolítica

Guilherme de Freitas Leal

[Resumo] 

 

Manifesto Zine – Engrenagem de Ensino

Iana Francisca Quirino do Nascimento

[Resumo]   [Texto completo]

 

ESCUTAS, NARRATIVAS E OLHARES FEMINISTAS: contribuições para o diálogo sobre o
desmonte institucionalizado

Iarle Ferreira

[Resumo] 

 

ISTO DOS ZINES, DAS NARRATIVAS

Juan Sebastián Ospina Álvarez

[Resumo]

 

PROPOR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS: o cinema como dispositivo de ensino

Harllon Peixoto Ferreira Filho

[Resumo] 

 

Museus Espaços de Disputas: Pratica Museal e a Relação Ditadura Militar de 1964 e Democracia nas Instituições Goianas.

Isac Ferreira de Sousa

[Resumo]

 

Corpo-memória: como são disciplinados os corpos dissidentes a partir da construção de um padrão de masculinidade hegemônico

Ítalo Augusto de Castro

[Resumo]   [Texto completo]

 

NAS TRAMAS DA LEITURA DO MUNDO E DA PALAVRA: a experiência do Cursinho Popular Prepara Trans (Goiânia - GO) na elaboração de processos educativos indisciplinados em sala de
aula

Joab Júnio Dias Gregório da Silva

[Resumo] [Texto completo]

 

Discurso, Autoridade e Emancipação: uma reflexão sobre o pensamento crítico como enfrentamento ao discurso autoritário de Jair Bolsonaro.

Lorena Porto

[Resumo]   [Texto completo]

 

DESAFIOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA FRENTE AO PROCESSO DE RUPTURA DEMOCRÁTICA: gênero e diferenças na educação em ações do PIBID Ciências Sociais

Marcela Amaral

[Resumo] [Texto completo]