lavras e louvores

“Lavras e Louvores” ganhará versão virtual com inauguração de tour 360º no Museu Antropológico

Com parceria do DigitalLAB/UFG e de estudantes do 5º período do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), a clássica exposição Lavras e Louvores, do Museu Antropológico da UFG, ganha agora uma perspectiva bem arrojada.

Nesta quinta-feira, 30/9, às 18 horas, será inaugurada a versão tour 360º da exposição. Os acadêmicos do 5º período do Bacharelado em Museologia elaboraram,  executaram e montaram o trabalho, em parceria com o laboratório DigitalLab UFG e a equipe do museu.

Serão duas tours 360º para a exposição, que está presente há quase 15 anos no local – o Museu Antropológico recentemente completou 50 anos. , conta agora, com a virtualidade para alcançar ainda mais interação com o público.

lavras e louvores

A reconhecida exposição Lavras e Louvores (foto) apresenta muitas representações da diversidade presente na cultura brasileira, carregada de narrativas pluralizadas, e partiu de uma organização coletiva de profissionais de muitas áreas, além de pessoas originárias da terra, que são peças fundamentais para a formação de um espaço, que demonstra construção de inúmeras identidades do Cerrado e do Centro-Oeste do Brasil.

A expectativa é de que essa iniciativa possibilite mais acesso ao Museu Antropológico, espaço que, durante esse período pandêmico, permaneceu fechado à
visitação. O objetivo é, assim, promover o acesso de pessoas residentes em todo o Estado de Goiás, bem como também de outras unidades federativas e do exterior.

A perspectiva 360º do país e de pessoas que gostariam de visitá-lo pessoalmente, agora virtualmente de onde
quer que estejam localizadas.

Ao efetivar um ambiente virtual por essa forma, o projeto atende à necessidade da disciplina curricular obrigatória Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição, do curso de Museologia, que ocorria, até então, apenas de forma física em espaços museais temporários.

A ideia é que se consiga uma experiência satisfatória para as pessoas que o visitarão, considerando todo o aspecto presente na cultura do Centro-Oeste, que é o foco
da exposição, além de auxiliar no processo de profissionalização de discentes em Museologia, com a experiência do fazer museológico e a função social de dar vida à
coletividade, a partir de um projeto expositivo que se divide em uma cadeia de funções, entre elas: o olha às memórias, a salvaguarda e a comunicação, aliadas ao trabalho de pessoas socioeducadoras em museus, papel este fundamental para o alinhamento da comunicação social e educacional, também para a possibilidade de uma ampliação de diálogo entre profissionais, estudantes em formação e o público em geral.

Este projeto será inaugurado no dia 30 de setembro, às 18 horas, quando se abrirão as portas (virtuais) do Museu Antropológico, que os aguarda para uma troca (remota) de experiências, conhecimento e aprendizados.

Contaremos com a presença dos painelistas Manuel Ferreira Lima Filho, professor da FCS e diretor do Museu Antropológico; Vera Wilhelm, professora e coordenadora do Bacharelado em Museologia; Izabela Tamaso, professora e diretora da Faculdade de Ciências Sociais; Pablo Lisboa, professor da disciplina
Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição e coordenador do DigitalLAB.

A mediação pelos discentes do 5º período Henrique Moreira Oliveira e Tatjana Del Castillo Barboza.

A live da abertura virtual da Lavras e Louvores terá transmissão pelo canal oficial da UFG e o tour 360º poderá ser acessado depois pelo link permanente da exposição (clique aqui para isso).

____________________________________

Evento: Inauguração do Tour 360º da exposição Lavras e Louvores
Data e horário: 30/9 (quinta-feira), às 18h

Transmissão: pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ReVaWmalMvY